Powered By Blogger

Páginas

domingo, 21 de março de 2010














ANÉIS DE SATURNO TÊM VIDA AGITADA

Anéis de Saturno têm vida agitada
e mudam de estrutura o tempo todo

Pesquisadores fazem revisão do trabalho da sonda Cassini, que explora o planeta
Do R7

* Texto:
*
*

NASA/JPL/Space Science InstituteFoto por NASA/JPL/Space Science Institute
Os anéis são compostos principalmente por gelo
e por um material vermelho e ainda misterioso

Quem vê Saturno nas imagens que recebemos aqui na Terra pode pensar que reina a plena calmaria em seus anéis. A verdade é que o que rola ali é uma disputa que envolve colisões, lançamento de pedaços de gelo e até um "cabo de guerra" com as luas do planeta. Essas observações só foram possíveis graças ao trabalho da sonda Cassini, que desde 2004 faz voos em torno do planeta e permitiu um olhar único sobre o local. As imagens mostram que os anéis mudam de estrutura em uma escala de tempo insignificante para a astronomia: anos, meses ou até dias.

Dois estudos publicados na revista científica Science fazem um resumo sobre quão importantes são os dados obtidos pelo equipamento durante esse tempo. Um dos textos, assinado por Jeff Cuzzi, pesquisador do centro de pesquisa Ames, da Nasa (agência espacial dos EUA), diz que as colisões são comuns nos anéis de Saturno e que pedaços de gelo deixam uma trilha de escombros por onde passam. Além disso, pequenas luas do planeta fazem uma espécie de "cabo de guerra" para ficar com o material que é expelido pelos anéis.Pedregulhos que deveriam se unir para formar novas luas são jogados para longe pela força gravitacional de Saturno.

Cuzzi diz também que os anéis do planeta são compostos principalmente por gelo e por um material vermelho e ainda misterioso que pode ser poeira ou pequenas moléculas orgânicas encontradas nos vegetais vermelhos que temos na Terra.

- Tem sido maravilhoso ver os anéis ganharem vida diante de nossos olhos, mudando de estrutura enquanto nós assistimos a tudo em cores e em 3D, o que torna tudo muito mais real. A Cassini tem respondido a perguntas que nós não éramos nem capazes de fazer quando a missão foi planejada. Ainda temos muitas questões a responder.

A sonda também permitiu descobertas sobre as luas de Saturno. Em fevereiro, por exemplo, a Nasa anunciou evidências de que existe água em estado líquido na superfície de Enceladus, uma lua de Saturno. A revelação é mais uma importante pista para provar a existência de vida no local. A sonda Cassini vasculhou camadas de gelo e detectou moléculas de água com carga negativa, o que é um forte indício de que há um mar subterrâneo, pois na Terra são encontradas moléculas de água carregadas negativamente em ondas e cachoeiras.

No fim do ano passado, Astrônomos alemães descobriram na lua Titã um gigantesco mar, com até 400 mil quilômetros quadrados. Batizado como Krake Mare, o mar não é composto de água, mas de metano líquido ou de outro tipo de hidrocarboneto. Um aparelho da Cassini permitiu ver um brilho similar ao reflexo do Sol sobre o mar – os cientistas alemães dizem que na natureza só uma superfície líquida pode brilhar assim.

No começo do ano, a Nasa resolveu estender a missão da Cassini. O equipamento, que foi lançado em outubro de 1997 e chegou ao planeta em julho de 2004, iria parar de operar em setembro deste ano, mas ganhou sobrevida até 2017. Pesquisadores dizem que o fato de a Cassini cumprir sua missão por mais tempo vai permitir analisar as mudanças que ocorrem no planeta desde o inverno até o seu verão. Nunca Saturno foi analisado com tantos detalhes.

O projeto é tocado em parceria entre a agência espacial dos EUA, a ESA (Agência Espacial Europeia) e a Agência Espacial Italiana.










:D





sábado, 20 de março de 2010

MUITO ENGRAÇADO





DIVISÃO DA GRAMÁTICA

PARA OS ALUNOS DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO , UM RESUMO DA MATÉRIA DE GRAMÁTICA , DIVISÃO GRAMÁTICA .
OBS: ASSUNTO DE BIMESTRAL


a. FONOLOGIA - ESTUDA OS FONEMAS OU SONS DA LINGUA E AS SILABAS QUE ESSES FONEMAS FORMÃO . FAZEM PARTE DA FONOLOGIA A ORTOEPIA OU ORTOÉPIA ( ESTUDDO DA ARTICULAÇÃO E PRONÚNCIA DOS VOCÁBULOS), A PROSÓDIA(ESTUDA A ACENTUAÇÃO TÔNICA DOS VOCÁBULOS) E A ORTOGRAFIA (ESTUDO DA FORMA ESCRITA DAS PALAVRAS).
b. MORFOLOGIA- ESTUDA AS PALAVRAS E OS ELEMENTOS QUE AS CONSTITUEM. A MORFOLOGIA ANALISA A ESTRUTURA, A FORMAÇÃO E OS MECANISMOS DE FLEXÃO DAS PALAVRAS, ALÉM DE DIVIDI-LAS EM CLASSES GRAMATICAIS.
c. SINTAXE- ESTUDA AS FORMAS DE RELACIONAMENTO ENTRE PALAVRAS OU ENTRE ORAÇÕES .DIVIDE-SE E, SINTAXE DAS FUNÇOES , QUE ESTUDA A ESTRUTURA DA ORAÇÃO E DO PERIODO ,E SINTAXE DAS RELAÇOES, A QUAL INCLUI A REGÊNCIA ,A COLOCAÇÃO PRONOMIAL E A CONCORDÂNCIA .
d.CONCEITOS BÁSICOS .
FONOLOGIA É UMA PALAVRA FORMADA POR ELEMENTOS GREGOS ,PARA COMPREENDER CLARAMENTE O QUE É UM FONEMA , COMPARE AS PALAVRAS ABAIXO:
soliTário soliDário
LENDO EM VOZ ALTA AS DUAS PALAVRAS , VOÇÊ PERCEBE QUE CADA UMA DAS LETRAS DESTACADAS REPRESENTA UM SOM DIFERENTE .COMO AS PALAVRAS TEM SIGNIFICADOS DESTINTOS E A UNICA DIFERENÇA SONORA QUE APRESENTAO É A PROVOCADA POR ESSES DOIS SONS ,SOMOS LAVADOS A CONCLUIR QUE O CONTRASTE ENTRE ESSES DOIS SONS É QUE PRODUZ A DIFERENÇA DE SIGNIFICADO ENTRE AS DUAS PALAVRAS.

FAÇÃO BOM PROVEITO.

VASCO É ASSEDIADO EM SEU PRIMEIRO DIA NO CIAGA.

Vasco é assediado em seu primeiro dia no Ciaga





Nesta sexta-feira, o Vasco realizou o seu primeiro treino nas dependências do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), na Avenida Brasil, altura da Penha, a cerca de 7 km de São Januário. E a presença dos jogadores no local mudou a rotina dos aspirantes e marinheiros que passam o dia por lá. Foram muitos autógrafos, fotos e momentos de descontração. Os torcedores comuns, no entanto, foram barrados.

- Se prepara para a dor de cabeça - disse um responsáveis pela portaria ao barrar uma torcedora no momento em que o EXTRA entrava no Ciaga.



Elenco treina sob os olhares de um general, que depois viria a receber uma continência do capitão vascaíno Carlos Alberto / Foto de Alexandre Cassiano



No antigo ônibus do clube, a delegação vascaína deixou São Januário por volta das 9h20 e chegou no Ciaga 20 minutos depois. Como os jogadores não podem estacionar seus carros dentro do centro, a rotina terá de ser repetida sempre que o Vasco optar por treinar longe de sua sede. As atividades no campo da Marinha também estão restritas ao turno da manhã.



Jogadores chegaram no ônibus antigo do clube / Foto de Alexandre Cassiano



Durante o treinamento, o técnico Vagner Mancini priorizou um pouco a parte física e depois foi a vez do tradicional rachão na vespera das partidas. Em um momento de descontração, o apoiador Carlos Alberto, que vem se recuperando bem de uma lesão na fíbula esquerda, chegou a rolar no gramado com um membro da comissão técnica antes de seguir para uma das instalações do quartel e dar sequência ao tratamento. Ao sair do campo, o capitão vascaíno fez continência para um general da marinha, devidamente uniformizado, que estava no local.



Jogadores disputam uma competição no campo anexo / Foto de Edgard Maciel de Sá



Após o treino, parte dos jogadores, além do técnico Vagner Mancini, disputaram uma pequena competição entre três times em um campinho anexo. Enquanto isso, outros atletas sofriam com o assédio. Philippe Coutinho chegou a dar autógrafo em um caderno do Vasco e o goleiro Fernando Prass deixava a sua assinatura na camiseta branca que os estudantes e marinheiros utilizavam por baixo da farda.



Fernando Prass autografa a camisa de um estudante da Marinha / Foto de Edgard Maciel de Sá
CHOCANTE

O MININO LINDO